sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Projeto Interdisciplinar na Escola Pública – Um trabalho Pedagógico Autônomo



É fato que a educação no estado de São Paulo se encontra em situação alarmante, podemos apontar diversos fatores que contribuem para este quadro atual, sabemos também que a problemática não se resume a um ou dois fatores, mas em diversos, e que a educação esta entre os assuntos mais complexos a serem resolvidos. No entanto, mesmo diante dos conhecidos problemas ainda é possível encontrar no ensino público comprometimento e boas atitudes, trata-se de iniciativas que fazem a diferença na prática da vivência escolar.

Podemos observar as vantagens de projetos idealizados por algumas escolas, geralmente isto acontece quando a escola conta com um corpo docente qualificado e comprometido, que elabora o projeto pedagógico autonomamente e que cuida do processo de formação continuada dos professores. Podemos afirmar que esses são os primeiros passos para um bom processo educacional. 

                                                         Professores durante o planejamento do projeto interdisciplinar.

A Escola Estadual Comendador Mario Reys, localizada na Zona Leste, periferia de São Paulo, iniciou o segundo semestre de 2012 com uma novidade para os seus alunos, se trata do já conhecido pelos professores, que é a organização curricular na perspectiva interdisciplinar, prevista no Projeto Político-Pedagógico da escola. Este projeto tem como objetivo abordar um único tema, e trabalhar em todas as disciplinas a partir de suas especificidades, possibilitando além de um conhecimento enriquecido, contextualizado, uma integração entre temas atuais e as disciplinas. 




É preciso destacar que esta abordagem pedagógica não apenas facilita o entendimento do aluno, mas também o faz perceber na prática como os assuntos do seu cotidiano estão diretamente ligados às disciplinas que ele esta acostumado a ver na escola. Este fator também contribui para a desmistificação do aluno que muitas vezes se engana ao dizer que os conteúdos escolares em nada interferem um sua vida cotidiana.





Outro fator interessante e louvável é o fato do trabalho coletivo dos professores, que em reuniões elaboraram os conteúdos a partir dos temas escolhidos, assim como as avaliações, desse modo os conteúdos ficam claros e todos falam a “mesma língua”. Além disso, promove a integração entre os professores gerando possibilidades de projetos futuros trabalhados a partir do mesmo princípio. 



Ao acompanhar a produção e andamento do projeto é visível a produtividade de todo corpo docente que se envolve consciente de seu papel, assim como é possível perceber o envolvimento dos alunos na realização de suas tarefas escolares.
Segundo a professora de Português Maria Moraes, “A integração entre os alunos e professores é fundamental para o progresso do aprendizado, e isto acontece mais facilmente quando os assuntos estudados estão inseridos no cotidiano do estudante”(...) 



 Entre os temas escolhidos pelo grupo estão as Olimpíadas, direcionada para o fundamental II, tema atual e repleto de assuntos viáveis em todas as disciplinas, e energia nuclear para o ensino médio, também gerador de possibilidades múltiplas.


Ao mencionar e coletar a opinião de alguns alunos é visível à positividade do projeto, além de tratar sobre temas atuais, torna visível a capacidade de abordar um mesmo tema em diversas disciplinas tornando positivo o estudo interdisciplinar, facilitando o entendimento do aluno a partir de ângulos diversos.
De acordo com o Professor de Geografia Décio Fabiano, “É no mínimo essencial o estudo do entorno da escola, trata-se da realidade do aluno, gerando a interação do mesmo diante da sociedade e isto acontece quando conhecemos e nos reconhecemos em nossas origens e significados históricos”. A partir da fala do professor percebemos a necessidade de tratar de assuntos gerados a partir de temas atuais, aos quais os alunos estão diretamente ligados em seu dia-a-dia, se percebendo como parte do assunto a partir de ângulos diversos proporcionados por disciplinas e visões diferentes de cada professor, assim o trabalho educacional gera melhores resultados. 

                                                  

                                                                            
O trabalho foi finalizado com a realização de um provão, com a finalidade de exercitar e reconhecer as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos a partir dos temas abordados, e os resultados foram partilhados entre os professores e alunos.

Tão importante quanto às críticas sociais é necessária à informação e incentivo a condutas essenciais para o cotidiano, principalmente quando se trata de benefícios diretos para a população. Iniciativas assim merecem ser copiadas e multiplicadas e outras ideias devem surgir, no entanto é essencial o comprometimento de todos os envolvidos no processo educacional da escola, como o que acontece nessa escola desde a direção, professores, alunos, funcionários e comunidade, a integração precisa ser real. E apesar disso, em alguns momentos alguns problemas surgirão, fator normal diante de qualquer iniciativa, no entanto é necessário prosseguir e aprimorar, afinal todos estão comprometidos com um bem maior, a educação.





4 comentários:

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  2. A educação da escola esta boa principalmente professores. Mas a escola em si esta precária (prédio)a culpa disso é principalmente da direção da escola (diretora).
    Uma boa educação é muito importante, esta de parabéns mas uma escola boa não é só a educação mais sim as condições em que nos alunos vivemos...
    Sou aluno e falo com experiência do assunto...
    Obrigado!!!

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  3. Gostaria de saber se há como localizar um professor que lecionou nessa escola na década de 70?

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  4. Eu estudei de 1976 a 1980 nessa escola e meu pai foi professor de Educação Artistica também nessa época, se chamava Gumercindo Cortez, conhecido como Gugu, faleceu em 08/02/2016. Tenho fotos dele.
    Parabéns pelo blog!

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